Seja qual for a empresa, sobreviver aos primeiros anos não é nada fácil. A constante insegurança em relação ao futuro e a falta de experiência em administração e gestão são apenas alguns dos fatores que complicam bastante a vida do(a) empreendedor(a) que está iniciando suas atividades.
Segundo uma pesquisa do IBGE, 24% das empresas fecham as portas logo no primeiro ano de atuação. Olhando para esse número, qualquer pessoa que pensa em empreender pode ficar um tanto assustada e se perguntar o que fazer para ficar longe dessa estatística.
Para ajudar quem está nessa situação, nós já falamos aqui no blog da Velev sobre o passo a passo para abertura de empresa e sobre os principais erros de gestão que podem prejudicar qualquer negócio.
Agora chegou a vez de abordarmos um assunto tão importante quanto: os desafios que surgem nos primeiros anos de uma empresa e que, se o empreendedor não souber como superá-los, podem ser bastante prejudiciais.
Continue lendo e saiba como manter sua empresa firme e forte por muitos e muitos anos!
1 – Enfrentando a concorrência
A não ser que a sua ideia seja extremamente inovadora, é provável que você precise enfrentar concorrentes desde a sua entrada no mercado. E para conseguir destacar sua marca em meio a tantas outras, é fundamental saber quem são esses concorrentes, como eles se comunicam, o que oferecem, quanto cobram, quais seus diferenciais, entre outras questões.
Só assim você conseguirá estabelecer o que seu produto ou serviço precisará entregar para superar a concorrência: se as outras empresas pecam pela variedade de produtos, você poderá oferecer opções personalizáveis, por exemplo.
É difícil uma marca conquistar seu espaço do dia para a noite. Essa conquista leva tempo e exige investimentos tanto em marketing quanto em melhorias no seu produto ou serviço. Mas quando você acompanha o que acontece no mercado, fica munido(a) de informações valiosas e consegue estar sempre um passo à frente de seus competidores.
2 – Dificuldade de conquistar novos clientes
Não se vai a lugar nenhum sem clientes! E para conquistar os seus, vai ser preciso, como o tópico anterior disse, enfrentar a concorrência.
Seus concorrentes provavelmente são marcas consolidadas, que já possuem um público fidelizado. E convencer esse público a tentar um novo produto ou serviço, que ainda não conquistou uma reputação, é bastante desafiador.
É preciso saber quem é seu público e quais são os diferenciais que a sua marca entrega, para então criar um bom plano de marketing e investir em comunicação, seja com divulgação nas redes sociais ou com materiais impressos e identidade visual (como a embalagem do seu produto ou fachada da sua loja, por exemplo). Tudo isso ajuda a construir uma marca desejada ou, pelo menos, conhecida.
Depois de conquistar a atenção do cliente e atraí-lo até sua empresa, é preciso convencê-lo de que seu produto ou serviço é superior ao da concorrência. Nessas horas, conhecer bem o seu consumidor é extremamente importante. Lembre-se, também, que um bom atendimento vale mais que qualquer coisa: conquiste pela conversa e convença pela qualidade.
3 – Dificuldade de fidelizar clientes antigos
Atualmente, o consumidor busca conveniência e segurança em suas compras. Por isso, se a experiência da primeira compra for excepcional, é bem provável que o cliente volte a comprar com a sua empresa posteriormente.
Mas além da experiência de compra, é preciso pensar em estratégias para manter um relacionamento com esses clientes antigos, seja entrando em contato para divulgar promoções, oferecendo cupons de desconto ou até mesmo enviando um cartão de aniversário.
Para isso, tenha um banco de dados com informações sobre seus clientes (nome, data de nascimento, telefone e e-mail), assegurando que essa conversa irá continuar depois da compra.
Programas de fidelidade, como aqueles que oferecem um brinde depois de um número específico de compras, também são interessantes.
4 – Investimentos que não respeitam sua capacidade financeira
Todo mundo sabe que uma empresa só cresce quando há investimentos. Porém, fazer isso sem respeitar sua capacidade financeira também não é o indicado.
Antes de tomar qualquer decisão, avalie a realidade financeira do seu negócio: há verba disponível? Se não, existem gastos que podem ser cortados para tornar o investimento possível?
Só em últimos casos deve se considerar fazer um empréstimo, já que isso poderá afundar o negócio em mais dívidas e dificultar seu crescimento.
Monitorar o fluxo de caixa, antevendo entradas e saídas e calculando questões tributárias, é um trabalho intenso e minucioso, mas essencial. Para diminuir essas responsabilidades, o ideal é contar com a ajuda de uma contabilidade experiente no seu segmento, para assumir a parte de apuração de impostos, entrega de declarações e demais obrigações relacionadas. Só assim você conseguirá focar na sua atividade-fim, com a certeza de que essas questões burocráticas estão em ordem.
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O que relatamos neste texto é apenas a ponta do iceberg. Os desafios que um empreendedor enfrenta são muitos e podem aparecer não só nos primeiros anos, mas a qualquer momento. Para se preparar para eles, o segredo é conhecer bem os pontos fortes e fracos do seu negócio, além de nunca deixar de aprimorar suas habilidades como gestor.
Para isso, invista em capacitações e cursos, leia muito, mantenha-se a par das notícias e continue acompanhando o blog da Velev! Aqui, você encontra os melhores conteúdos sobre contabilidade, empreendedorismo e inovação 😉