Aumente suas vendas: 5 estratégias para você adotar na sua empresa

Só quem é dono do próprio negócio sabe o que é manter-se constantemente em busca do mesmo objetivo: aumentar o volume de vendas. E muitos acreditam que o segredo para atingir as metas é ter uma equipe de vendas “matadora”, capaz de fechar qualquer negócio.

Entretanto, o caminho não é tão simples assim. E colocar essa responsabilidade apenas nos vendedores pode não ser uma boa ideia.

A equipe de vendas precisa estar preparada, sim, mas também é preciso haver esforços de marketing e pesquisas sobre o mercado e o consumidor, além do engajamento de toda a empresa.

Quer saber mais? Continue lendo e conheça algumas estratégias que podem facilitar o seu caminho até a excelência!

1 – Crie uma campanha interna de vendas

Há quem diga que vendedores só desempenham bem quando há uma certa competitividade. Ao criar uma campanha de vendas, esse espírito competitivo irá despertar naturalmente, estimulando toda a equipe.

Você pode criar categorias de premiações específicas, com base nos objetivos da sua empresa, como: quem vendeu mais durante um período, quem conquistou o maior número de novos clientes, quem faturou mais com cross selling e up selling, etc. As premiações também precisam ser atrativas, como um valor em dinheiro ou uma viagem.

Quem está na frente vai querer continuar se esforçando para continuar no topo do pódio, quem está logo atrás vai querer saber o que o campeão está fazendo para desempenhar tão bem, esforçando-se um pouco mais para ultrapassá-lo. E assim, seu número de vendas só aumenta.

Esse tipo de campanha interna também gamifica o processo, tornando a competição mais divertida e lúdica.

2 – Se competir é bom, colaborar é melhor

Um leve clima de competição pode ser saudável e motivador para seus vendedores, mas é importante lembrá-los que eles são um time! As metas individuais nunca devem superar a meta coletiva, que é fazer a empresa crescer.

Quando um vendedor está com dificuldades e não está atingindo seu potencial máximo, por exemplo, todos devem ajudá-lo, fornecendo informações e dicas que podem fazê-lo performar melhor. Às vezes, é preciso deixar a competição de lado em prol de algo maior.

Uma estratégia que pode ajudar nesse quesito é criar uma categoria na campanha de vendas que englobe o trabalho da equipe em conjunto. Por exemplo, se a equipe bater, coletivamente, uma meta de vendas geral, todos poderiam ganhar uma festa em comemoração.

Essa política de colaboração deve se estender a toda a empresa, criando um clima de sinergia entre todos os departamentos. Porque, quando a equipe de vendas age sozinha, sem a ajuda dos demais setores, é possível que os processos não corram tão bem, fazendo com que oportunidades sejam perdidas.

3 – Mantenha a capacitação contínua

De certa forma, o vendedor é como um atleta: ele nunca pode deixar de treinar. Quem sobe no pódio é quem está sempre em busca de aperfeiçoamento e não se contenta com resultados medianos.

É por isso que investir em novos conhecimentos é tão importante. Da mesma forma que o vendedor precisa buscar esse aprimoramento como profissional, a empresa precisa incentivar esse comportamento, reconhecendo esforços e, até mesmo, investindo em cursos e treinamentos para equipe.

Isso também é importante porque o mercado muda rapidamente, o que o consumidor queria ontem pode não ser o que ele quer hoje e estar desatualizado é um erro que pode custar caro. A evolução, tanto da empresa quanto da equipe, deve ser constante.

4 – Dados são valiosos

Você realmente sabe quem é seu principal perfil de cliente? Sabe o que o levaria a procurar a sua empresa? E qual é a sua jornada de compra desde o interesse inicial até o fechamento? Na era da informação, tudo isso importa.

Empresas que têm equipes campeãs de vendas são aquelas que conseguem munir o vendedor com as informações certas, ajudando-o a criar argumentos que fazem a diferença na hora de fechar negócio.

Para isso, faça muitas pesquisas sobre seu público e sobre o que a concorrência entrega. Conheça seu produto ou serviço a fundo, todas as suas vantagens em relação aos competidores e quais necessidades do consumidor ele consegue atender.

Assim, você consegue criar um script de vendas que servirá de base para toda a equipe, aumentando sua eficiência.

5 – Invista em marketing digital

Publicar fotos do seu produto no Instagram, produzir textos em um blog próprio, fazer stories diretamente na loja, criar um evento para seu público potencial no Facebook, escrever artigos no Linkedin… as possibilidades que a internet nos dá para conquistar uma audiência, e possivelmente compradores, são inúmeras.

E qualquer empresa que queira se destacar precisa investir em conteúdo de qualidade.

Porém, a definição de “conteúdo de qualidade” varia muito de empresa para empresa. No caso de uma cafeteria, por exemplo, isso pode significar contratar um fotógrafo para produzir fotos atrativas dos itens do cardápio e do ambiente, que fariam com que as pessoas sentissem vontade de visitar o local. No caso de um escritório de advocacia, conteúdos em texto poderiam funcionar melhor.

Isso tudo varia de acordo com o seu negócio e com o público que você pretende atingir. Mas o importante é não deixar as redes sociais de lado! 

Ao estar presente nas redes, você aumenta sua lembrança de marca e atrai novos clientes. Principalmente ao investir em publicações patrocinadas, que, se bem segmentadas, podem gerar mais resultado que mídias tradicionais 

Nós nos aprofundamos mais nesse assunto em outro artigo, em que fizemos uma pequena introdução ao marketing digital.

Agora que você já conhece algumas estratégias para alavancar o volume de vendas, não deixe de aplicar isso na sua empresa! E continue acompanhando o blog da Velev para ter acesso aos melhores conteúdos sobre contabilidade, marketing, inovação e empreendedorismo.

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Velev Contabilidade

Simplificar e automatizar processos, estreitar o diálogo e transformar o que era
complicado em algo muito mais leve: é assim que criamos soluções que ajudam
empresas a prosperar sem aquela papelada de sempre. Tudo isso porque, acima
de tudo, acreditamos no seu negócio.

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