O que é certificado digital e quais vantagens ele pode trazer ao empreendedor?

Utilizado por milhares de pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil, o certificado digital é uma ferramenta poderosa na descomplicação de processos burocráticos. Descubra o que é e quais são as vantagens de se adquirir essa certificação.

05/10/2020 • Nenhuma
 Tempo de leitura: 4 min

É indiscutível o papel que a tecnologia tem na descomplicação de processos. Afinal, quem não lembra de tempos passados, quando era preciso enfrentar a fila do banco ou lotérica para pagar suas contas? Hoje em dia, temos a maior parte dos serviços bancários na palma de nossas mãos e tudo é feito sem papelada, sem tempo de espera e sem contato.

De todos os avanços que a tecnologia nos proporcionou, o certificado digital é, sem dúvida, um dos mais importantes. Porém, ainda que ele esteja presente na vida de pessoas e empresas desde 2001, muitos não conhecem suas funções e vantagens.

Neste artigo, nós esclarecemos as principais dúvidas sobre essa certificação e quais benefícios ela pode trazer para sua empresa. Continue lendo e informe-se! 

O que é certificado digital e para que ele serve?

O certificado digital pode ser definido como um CPF ou CNPJ eletrônico, utilizado para identificar pessoas e empresas na internet. Com ele, é possível comprovar com segurança a identidade de um indivíduo ou organização, possibilitando a assinatura de documentos, a realização de transações bancárias, o envio de declarações, entre outras operações, sem que seja necessário a presença física dos envolvidos.

Essa assinatura tem validade jurídica?

Sim. A principal função do certificado digital é agilizar a assinatura de documentos, já que, a partir dele, é possível obter uma assinatura digital. Com ela, qualquer transação online passa a ser autenticada, conferindo legitimidade e validade jurídica a documentos digitais, com o mesmo nível de confiança e segurança que um cartório tradicional garantiria.

Quais são as vantagens de se adquirir um certificado digital?

Apenas a possibilidade de assinar documentos importantes de qualquer lugar já é uma mão na roda na vida de qualquer empreendedor. Imagine uma situação em que você está prestes a fechar negócio com outro empresário, mas ele está visitando um fornecedor no exterior – com o certificado digital, basta que ambas as partes acessem a plataforma, por meio de desktop ou mobile, e assinem o contrato, rapidinho e sem complicação.

Além disso, há uma considerável redução de custos relacionados a impressões, compra e armazenamento de papéis, deslocamentos, mão de obra e serviços de cartórios. Você garante não apenas uma melhor eficiência no uso do seu tempo, como também dos recursos da sua empresa.

Como é feita a segurança dessas informações?

Diferente das assinaturas tradicionais, que dependem da capacidade de uma pessoa reproduzir, manualmente, uma marca única, a assinatura digital funciona por meio de criptografia.

Ao adquirir um certificado digital, você passa a possuir um par de chaves criptográficas, sendo uma pública e uma privada. A chave pública é compartilhada livremente na forma de certificado digital, enquanto a chave privada fica sob posse do usuário.

As duas chaves trabalham em conjunto, em que tudo o que uma assina somente a outra é capaz de autenticar. Dessa forma, a ferramenta consegue oferecer uma segurança completa em qualquer transação.

Vale lembrar também que, ao utilizar a ferramenta, é importante que o usuário crie uma senha forte e segura, que misture letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e tenha, pelo menos, 8 dígitos.

Quais tipos de certificado digital existem?

Os mais comuns são o e-CPF e e-CNPJ nos modelos A1 e A3. O modelo A1 possui uma criptografia mais simples, tem validade de um ano e suas chaves só podem ser armazenadas em um computador. No caso do A3, a tecnologia é mais avançada e garante uma validade de três anos, além de permitir que o armazenamento seja feito em tokens, pendrives, smartcards ou, até mesmo, na nuvem.

Em caso de perda, roubo ou quando o usuário erra a senha acima do número de vezes permitido, o certificado perde sua validade.

Como faço para adquirir meu certificado digital?

Primeiramente, é preciso que você encontre uma autoridade certificadora oficial, credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil. O indicado é procurar uma empresa que transmita segurança e que tenha uma boa estrutura para realizar esse tipo de operação.

A certificadora ideal também poderá auxiliá-lo(a) na escolha do modelo de certificado que melhor se encaixa em suas necessidades, além de acompanhá-lo(a) durante todo o processo.

Você sabia que a Velev também possui autoridade para emitir certificados digitais? Com esse serviço, você passa a contar com a nossa qualidade e praticidade para adquirir seu e-CPF ou e-CNPJ dos modelos A1 ou A3. Oferecemos atendimento em espaço exclusivo e com hora marcada! Converse conosco para saber mais.

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Malha Fina: o que é e como resolver a situação Nenhuma

Malha Fina: o que é e como resolver a situação

04/05/2018 • 3 min de leitura
A Contabilize agora é Velev Notícias

A Contabilize agora é Velev

29/05/2018 • 0 min de leitura
Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes Imposto de Renda

Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes

13/06/2018 • 2 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp