CNH e Carteira de Trabalho digital: o que vai mudar?

A praticidade do digital também chegou à sua CNH e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

28/10/2019 • Notícias
 Tempo de leitura: 3 min

No início deste mês, recebemos duas notícias muito importantes sobre mudanças relacionadas a documentos que fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros: a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Agora, não só é possível solicitar a renovação da sua CNH diretamente no portal Digital do Detran como também foi criada uma versão digital da Carteira de Trabalho, facilitando a vida do empregado e do empregador.

Mas o que muda de verdade com tudo isso? Continue lendo este texto e veja o que você precisa saber.

Sobre a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital, que acabou de entrar em vigor, não traz nenhuma alteração nos direitos do trabalhador e funcionará como uma extensão da Carteira de Trabalho física. Ou seja, a versão física ainda continuará existindo e sendo o documento oficial.

A verdadeira função da Carteira de Trabalho Digital é ser um mecanismo para registro de todas as atividades da Carteira de Trabalho. Anotações como a data de admissão e dispensa, antes feitas no papel, agora serão feitas digitalmente.

Assim, não será mais necessário apresentar a CTPS física no momento da contratação e todas as informações registradas pelo empregador estarão disponíveis no sistema, para que o empregado as consulte.

Vale ressaltar que, embora a intenção do governo seja tornar a CTPS digital obrigatória, nem todo empregador tem acesso a ela: seu uso está restrito a quem utiliza o sistema do eSocial.

Ou seja, se você conseguir um emprego em uma empresa que não utiliza o eSocial, ainda precisará apresentar a versão física do documento.

Essa mudança representa uma redução drástica na burocracia de processos como a contração, pois diminui o número de informações exigidas dos empregados. Também, caso a empresa passe por uma fiscalização, o procedimento seria bem mais simples, já que todas as informações estariam disponíveis online.

A Carteira de Trabalho Digital já está previamente emitida a quem possui um número de CPF. Para começar a usar, basta fazer sua habilitação, que será gerada a partir do primeiro acesso.

Como habilitar a Carteira de Trabalho Digital:

Antes de mais nada, você precisará acessar a página oficial do governo e criar uma conta. Depois, é só baixar o aplicativo oficial, disponível para Android e iPhone

Para fazer login, é necessário ter uma senha no Cidadão BR. Caso não possua, você poderá criar uma diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e, então, confirmar diversos dados, como nome, CPF e local de nascimento. Esses dados serão analisados e, caso esteja tudo certo, você será direcionado para responder algumas perguntas sobre seu histórico de trabalho.

Se acertar pelo menos 4 das 5 perguntas, seu acesso será validado e você receberá uma senha provisória, que deverá ser trocada assim que possível. Depois disso, seu cadastro estará completo e você estará pronto para usar sua Carteira de Trabalho Digital!

Sobre a renovação digital da CNH

A renovação da CNH pelo portal Digital do Detran, que já estava disponível em alguns estados, chegou a Santa Catarina. Isso significa que, desde o dia 3 de outubro, é possível solicitar a renovação da sua carteira de motorista pela internet, sem a necessidade de ir até uma Ciretran.

Isso significa menos filas e deslocamentos desnecessários, melhorando a experiência de milhares de usuários.

Utilizar o recurso é ainda mais simples: basta acessar o Detran Digital, fazer seu cadastro, informar o que você precisa e confirmar o pedido. O sistema irá registrar a solicitação e emitir a guia de pagamento, você só precisará sair de casa para fazer a biometria e os exames exigidos. Quando tudo estiver concluído, o sistema irá informá-lo quando a CNH estiver pronta e você poderá retirá-la nos órgãos de trânsito.

Outra vantagem é que quem se cadastra no portal receberá avisos de vencimento por e-mail com antecedência, evitando o risco de multa.

O digital chegou para facilitar tudo, até nossos documentos! Essas mudanças são resultado de uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço: a de levar inovação para vários setores da sociedade, desde empresas até órgãos do governo.

Continue acompanhando o blog da Velev e mantenha-se atualizado para o que está por vir!

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Malha Fina: o que é e como resolver a situação Nenhuma

Malha Fina: o que é e como resolver a situação

04/05/2018 • 3 min de leitura
Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes Imposto de Renda

Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes

13/06/2018 • 2 min de leitura
Contabilidade digital é confiável? Conheça as vantagens Contabilidade

Contabilidade digital é confiável? Conheça as vantagens

09/10/2019 • 2 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp