Como a terceirização das rotinas financeiras pode beneficiar pequenos negócios?

Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas podem apostar na terceirização para ganhar vantagem competitiva. Veja como essa estratégia pode beneficiar pequenos negócios.

17/07/2020 • Financeiro
 Tempo de leitura: 3 min

Se você acompanha o blog da Velev, deve saber que já tratamos do BPO em outros artigos, como quando falamos sobre como ele funciona e sobre suas principais vantagens.

Mas se você está caindo de paraquedas e ainda não sabe do que se trata, aqui vai uma pequena introdução: o BPO (uma sigla para Business Process Outsourcing) nada mais é que a terceirização de atividades não relacionadas ao core business de uma empresa. 

No caso do BPO financeiro, estamos falando sobre a terceirização de algumas das atividades relacionadas a esse departamento.

Muitas empresas apostam na terceirização como uma maneira de economizar recursos, melhorar processos e ganhar vantagem competitiva. Porém, alguns empresários podem  questionar-se: será que essa estratégia funciona para pequenos negócios?

Há quem diga que o BPO financeiro só é indicado para médias e grandes empresas, mas isso não poderia estar mais equivocado. Pequenos negócios podem beneficiar-se, e muito, ao adotar a terceirização! Continue lendo e veja algumas das principais vantagens.

Assistência de profissionais especialistas

O departamento financeiro é uma área complexa para muitas empresas e, historicamente, tende a ser um pouco negligenciado. Isso acontece porque muitos empresários não estão habituados a lidar com finanças e, na correria do dia a dia, podem executar um trabalho pouco eficaz.

Tal atitude pode comprometer o crescimento da empresa e, na pior das hipóteses, levá-la à falência. Daí vem a importância de contar com a ajuda de profissionais da área para ter a certeza de que tudo está funcionando corretamente.

E, como a contratação de um profissional pode exigir um investimento considerável, a terceirização dessas atividades tende a ser a melhor opção para pequenos negócios.

Com o BPO financeiro, você terá uma equipe de especialistas à sua disposição sem que seja necessário fazer um alto investimento. Assim, você mantém as finanças em dia e fica livre para concentrar sua atenção no que mais importa, que é fazer seu negócio funcionar e permanecer em crescimento.

Uma “mão na roda” para empresas que estão começando

Todos sabemos o quanto os primeiros anos de vida de uma empresa podem ser desafiadores. Nesse estágio, muitos empreendedores absorvem tarefas não relacionadas ao seu core business, como as do departamento financeiro, justamente para reduzir custos.

Entretanto, essa atitude pode tornar-se um verdadeiro desperdício de recursos. Isso porque o empresário perde o foco e, por ficar sobrecarregado ou pela falta de experiência na área, tende a executar um trabalho com pouca qualidade. O que, quando se trata do departamento financeiro, pode comprometer bastante o futuro da empresa, como já mencionamos anteriormente.

É por esse motivo que o BPO financeiro combina perfeitamente com pequenos negócios que estão começando suas atividades. Esse é um momento crucial na vida de uma empresa, por isso é importante que os sócios mantenham seu foco nas operações estratégicas e relacionadas ao core business, deixando os demais processos sob responsabilidade de uma equipe externa.

E, como estamos falando de profissionais com ampla experiência na área, isso também significa que, desde o início, o departamento financeiro funcionará em perfeitas condições. O que, por si só, já coloca a empresa à frente da concorrência.

Redução de riscos e complicações

Ao contratar um serviço de BPO financeiro, é imprescindível verificar se você está firmando uma parceria com uma empresa sólida e de confiança. Isso porque você estará colocando atividades cruciais para o funcionamento do seu negócio nas mãos de terceiros.

Também porque um dos principais objetivos do BPO financeiro é proporcionar mais tranquilidade para o gestor e reduzir riscos relacionados a esse departamento.

O parceiro ideal irá manter todas as suas responsabilidades em dia e seus documentos organizados, tendo especial cuidado para adotar boas práticas e ter processos bem estruturados. Isso reduz consideravelmente as chances de haver erros e complicações, que poderiam prejudicar a rotina do negócio.

Está pronto(a) para conhecer tudo isso na prática? Com o BPO financeiro da Velev, você terá toda a nossa expertise e a praticidade do digital à sua disposição!

Além de oferecer uma consultoria de primeira qualidade, a Velev faz questão de estar sempre por perto. Nossos profissionais mantém contato constante com nossos clientes, por meio de canais como WhatsApp, e garantem agilidade de resposta.

Tudo para que você possa trabalhar com tranquilidade, sabendo que o seu departamento financeiro está em boas mãos.

Clique aqui ou converse conosco para saber mais.

Tópicos relacionados: # #
Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Ganhe vantagem competitiva com o BPO financeiro Financeiro

Ganhe vantagem competitiva com o BPO financeiro

15/06/2020 • 3 min de leitura
Terceirização das rotinas financeiras: veja o que você precisa saber Empresas

Terceirização das rotinas financeiras: veja o que você precisa saber

12/11/2019 • 4 min de leitura
Ganhe vantagem competitiva com o BPO financeiro Financeiro

Ganhe vantagem competitiva com o BPO financeiro

15/06/2020 • 3 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp