5 maneiras de uma consultoria contábil ajudar sua empresa

17/06/2021 • Contabilidade
 Tempo de leitura: 3 min

Todo empreendedor sabe a importância que uma boa contabilidade tem no sucesso de um negócio. Além de ser indispensável para o andamento das atividades, especialmente aquelas mais burocráticas, o parceiro certo pode ir além do básico, ajudando sua empresa de forma estratégica.

Isso é o que acontece quando você contrata uma consultoria contábil. Diferente de uma contabilidade comum, a consultoria contábil age como uma ferramenta de gestão que que pode fazer uma diferença enorme no seu faturamento e resultados.

Mas como funciona uma consultoria contábil na prática? E de que forma ela pode ajudar gestores no dia a dia de suas empresas? Continue lendo e informe-se!

1 – Apoio no cumprimento da legislação

Só quem é empreendedor no Brasil sabe o quanto é difícil acompanhar as mudanças da legislação, algo que acontece com certa frequência por aqui. Cuidar disso tudo sozinho, sem o apoio de um contador não é apenas complicado, mas também pode ser arriscado.

Equívocos e falhas ao cumprir obrigações podem gerar sanções e multas, além de muita dor de cabeça que poderia ser facilmente evitada. Com uma consultoria contábil, você terá um time de profissionais à sua disposição, prontos para auxiliá-lo(a) em cada minuciosidade.

2 – Planejamento tributário adequado

Um bom planejamento tributário é indispensável para quem quer fazer sua empresa prosperar. Para isso, é preciso estudar o negócio de forma aprofundada, considerando o faturamento anual e a atividade desenvolvida. Trata-se de um estudo complexo, que varia muito de acordo com as características da empresa.

Encontrar os meios legais mais adequados para reduzir a carga tributária exige o envolvimento de especialistas com profundo conhecimento no assunto. É por essa razão que uma consultoria contábil é tão importante neste momento.

3 – Redução de impostos

Outro fator que dificulta muito a vida de empreendedores brasileiros é a alta quantia de impostos. Mas você sabia que é possível pagar menos por isso? Com uma consultoria contábil, você irá contar com profissionais que sabem compreender e lidar com impostos, sempre buscando formas de gerar mais economia.

Além de buscar essa redução, eles irão garantir que sua empresa esteja 100% em dia com o governo, evitando problemas futuros.

4 – Dados relevantes para decisões assertivas

Estamos na era da informação, o que significa que dados nunca foram tão valiosos. Com uma consultoria contábil ao seu lado, você será munido(a) constantemente com informações relevantes sobre sua empresa, o que irá facilitar bastante suas tomadas de decisão.

Também é importante que sua consultoria contábil tenha ampla experiência no seu ramo de negócio. Isso porque cada segmento tem suas minuciosidades e exigências. Ter domínio dessas questões é essencial para que o trabalho ocorra de forma eficiente.

5 – Foco em seu core business

Nós já falamos aqui no blog algumas vezes sobre o quanto a falta de foco do empreendedor em atividades importantes pode prejudicar uma empresa. Ao absorver tarefas não relacionadas ao seu core business, o gestor acaba ficando sobrecarregado (o que pode resultar em erros), além de estar desperdiçando um de seus recursos mais valiosos: o tempo.

Uma consultoria contábil não apenas irá auxiliar você estrategicamente, como também será uma mão na roda na hora de delegar tarefas. E, como você estará lidando com profissionais extremamente qualificados, terá a garantia de que o trabalho está sendo feito da melhor maneira possível, o que se traduz em mais tranquilidade e segurança.

Agora que você já sabe algumas das formas que uma consultoria contábil pode ajudar seu negócio, nada melhor que procurar o parceiro mais adequado. A Velev tem experiência e expertise para atender empresas de diversos portes e segmentos, além de atuar de forma ágil e descomplicada. Converse conosco para saber mais!

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

WhatsApp