Descubra como melhorar o gerenciamento remoto da sua equipe

A necessidade de implantar o home office pegou muitos gestores de surpresa. Conheça algumas ferramentas e metodologias que podem te ajudar a coordenar sua equipe com eficiência, mesmo remotamente.

12/08/2020 • Nenhuma
 Tempo de leitura: 4 min

O home office é algo que divide opiniões e deixa muitos gestores com o pé atrás. Anteriormente, a permissão para trabalhar de casa era restrita a empresas mais modernas e inovadoras, mas, com a pandemia e as medidas de segurança que foram implantadas, do dia para a noite, empresários de todo o mundo tiveram que arregaçar as mangas e adaptar seus modelos de negócio.

Ainda que isso tenha pego todos de surpresa, muitas pessoas se surpreenderam positivamente com esse estilo de trabalho.

Inclusive, há quem diga que o home office veio para ficar. Grandes empresas de tecnologia, como o Twitter, já anunciaram que vão permitir que seus funcionários trabalhem remotamente mesmo após a pandemia. E cada vez mais negócios estão aderindo a essa ideia também.

Afinal, os benefícios são vários: para o funcionário, executar suas tarefas de casa é muito mais cômodo (já que se evita todo o estresse do deslocamento até o local de trabalho) e, para a empresa, há uma considerável economia de recursos devido à diminuição de gastos com a estrutura física.

Ainda assim, com os membros da equipe isolados cada um em seu espaço, fica bastante difícil coordenar as atividades e fazer o trabalho acontecer. Cabe ao gestor encontrar maneiras de manter as entregas em dia, mesmo nesse novo formato.

Mas você sabia que existem métodos e ferramentas que podem facilitar bastante essa função? Continue lendo e veja algumas dicas!

Documente seus processos

Trabalhando de forma presencial, as tarefas acontecem naturalmente. Dúvidas são sanadas em cinco minutos de conversa, pequenas reuniões de alinhamento podem acontecer a qualquer hora e problemas são evitados com mais facilidade. 

Com o trabalho remoto, é muito mais difícil ter controle das coisas. Por isso, o ideal é que o gestor tenha o cuidado de documentar seus processos e ter tudo por escrito.

Assim, é possível identificar discrepâncias e saber exatamente onde os erros acontecem, além de munir sua equipe com todas as informações que ela precisa para desempenhar suas funções com fluidez.

Estimule a conversa e as perguntas

No home office, as chances de haver ruídos na comunicação são muito maiores. Sem o líder e a equipe trabalhando lado a lado, fica um pouco mais difícil para o colaborador tirar aquela dúvida corriqueira e, por essa razão, muitos acabam deixando isso passar. E é assim que grande parte dos problemas acontece.

Tente criar uma cultura em que questionamentos são sempre bem-vindos e evite dar respostas muito sucintas e pouco detalhadas. Lembre-se que, quanto mais informações seu time tiver, mais precisão terá o trabalho executado.

Aposte em ferramentas que possibilitam a colaboração

Cocriar é sempre melhor que criar e a distância física não pode ser um impeditivo para que a colaboração aconteça.

Existem muitas ferramentas que possibilitam essa interação no trabalho remoto. Uma bastante conhecida é o Slack, um sistema de troca de mensagens feito sob medida para corporações. Com ele, você consegue criar canais e dividir a conversa de acordo com o tema discutido. Você pode criar, por exemplo, um canal para cada setor da sua empresa (financeiro, vendas, marketing e relacionamento com o cliente) e adicionar, em cada um deles, os profissionais relacionados.

Para uma conversa cara a cara, existe o Whereby, o Zoom e o Google Meet, três plataformas de videoconferência que são uma mão na roda no dia a dia. Além de reuniões, você também pode usá-las para organizar happy hours online, promovendo uma integração entre a equipe que geralmente só acontece no trabalho presencial, mas que é muito importante para manter o clima interno positivo.

Para coordenar e organizar projetos, você pode usar o Trello, um site onde é possível criar projetos grandes e dividi-los em tarefas menores, atualizando seus status conforme elas vão sendo concluídas.

Agora, se você está acostumado(a) com metodologias de design thinking ou costuma fazer brainstorming, o Miro é a opção ideal. Nele, você consegue criar boards e anotar ideias em post-its, exatamente como no trabalho presencial. Assim, todas as ideias levantadas em reuniões são anotadas de uma forma intuitiva e prática.

Tempo de trabalho não é o mesmo que produtividade

Já faz tempo que as empresas vêm mudando suas métricas de avaliação de desempenho dos funcionários. Se antes chegar mais cedo e sair mais tarde era um sinal de dedicação, hoje em dia, os gestores estão percebendo que ser produtivo não é a mesma coisa que trabalhar muito.

No home office, as pessoas estão tendo a liberdade de adaptar suas rotinas conforme suas necessidades e faz cada vez menos sentido cobrar horas de trabalho em vez de apenas combinar as entregas que precisam ser feitas.

Se todos estão cumprindo prazos e fazendo um trabalho de qualidade, é porque a produtividade está acontecendo. O que, no fim das contas, é o que mais importa.

Se o home office veio mesmo para ficar, nós não sabemos. Mas, como sempre, o ideal é tirar o máximo proveito da situação, entendendo cada obstáculo como uma oportunidade para obter novos aprendizados.

Também é impossível dizer por mais quanto tempo teremos que continuar respeitando medidas de segurança e trabalhando de casa. O importante é que, com essas dicas, sua empresa estará mais do que preparada para seguir funcionando, mesmo no novo normal 😉

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Setembro Amarelo: como manter a saúde mental no home office? Geral

Setembro Amarelo: como manter a saúde mental no home office?

14/09/2020 • 4 min de leitura
Por que você deve separar seus gastos pessoais dos gastos da empresa? Geral

Por que você deve separar seus gastos pessoais dos gastos da empresa?

17/04/2018 • 3 min de leitura
Gestão Eficiente Geral

Gestão Eficiente

30/03/2017 • 0 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp