O home office é algo que divide opiniões e deixa muitos gestores com o pé atrás. Anteriormente, a permissão para trabalhar de casa era restrita a empresas mais modernas e inovadoras, mas, com a pandemia e as medidas de segurança que foram implantadas, do dia para a noite, empresários de todo o mundo tiveram que arregaçar as mangas e adaptar seus modelos de negócio.
Ainda que isso tenha pego todos de surpresa, muitas pessoas se surpreenderam positivamente com esse estilo de trabalho.
Inclusive, há quem diga que o home office veio para ficar. Grandes empresas de tecnologia, como o Twitter, já anunciaram que vão permitir que seus funcionários trabalhem remotamente mesmo após a pandemia. E cada vez mais negócios estão aderindo a essa ideia também.
Afinal, os benefícios são vários: para o funcionário, executar suas tarefas de casa é muito mais cômodo (já que se evita todo o estresse do deslocamento até o local de trabalho) e, para a empresa, há uma considerável economia de recursos devido à diminuição de gastos com a estrutura física.
Ainda assim, com os membros da equipe isolados cada um em seu espaço, fica bastante difícil coordenar as atividades e fazer o trabalho acontecer. Cabe ao gestor encontrar maneiras de manter as entregas em dia, mesmo nesse novo formato.
Mas você sabia que existem métodos e ferramentas que podem facilitar bastante essa função? Continue lendo e veja algumas dicas!
Trabalhando de forma presencial, as tarefas acontecem naturalmente. Dúvidas são sanadas em cinco minutos de conversa, pequenas reuniões de alinhamento podem acontecer a qualquer hora e problemas são evitados com mais facilidade.
Com o trabalho remoto, é muito mais difícil ter controle das coisas. Por isso, o ideal é que o gestor tenha o cuidado de documentar seus processos e ter tudo por escrito.
Assim, é possível identificar discrepâncias e saber exatamente onde os erros acontecem, além de munir sua equipe com todas as informações que ela precisa para desempenhar suas funções com fluidez.
No home office, as chances de haver ruídos na comunicação são muito maiores. Sem o líder e a equipe trabalhando lado a lado, fica um pouco mais difícil para o colaborador tirar aquela dúvida corriqueira e, por essa razão, muitos acabam deixando isso passar. E é assim que grande parte dos problemas acontece.
Tente criar uma cultura em que questionamentos são sempre bem-vindos e evite dar respostas muito sucintas e pouco detalhadas. Lembre-se que, quanto mais informações seu time tiver, mais precisão terá o trabalho executado.
Cocriar é sempre melhor que criar e a distância física não pode ser um impeditivo para que a colaboração aconteça.
Existem muitas ferramentas que possibilitam essa interação no trabalho remoto. Uma bastante conhecida é o Slack, um sistema de troca de mensagens feito sob medida para corporações. Com ele, você consegue criar canais e dividir a conversa de acordo com o tema discutido. Você pode criar, por exemplo, um canal para cada setor da sua empresa (financeiro, vendas, marketing e relacionamento com o cliente) e adicionar, em cada um deles, os profissionais relacionados.
Para uma conversa cara a cara, existe o Whereby, o Zoom e o Google Meet, três plataformas de videoconferência que são uma mão na roda no dia a dia. Além de reuniões, você também pode usá-las para organizar happy hours online, promovendo uma integração entre a equipe que geralmente só acontece no trabalho presencial, mas que é muito importante para manter o clima interno positivo.
Para coordenar e organizar projetos, você pode usar o Trello, um site onde é possível criar projetos grandes e dividi-los em tarefas menores, atualizando seus status conforme elas vão sendo concluídas.
Agora, se você está acostumado(a) com metodologias de design thinking ou costuma fazer brainstorming, o Miro é a opção ideal. Nele, você consegue criar boards e anotar ideias em post-its, exatamente como no trabalho presencial. Assim, todas as ideias levantadas em reuniões são anotadas de uma forma intuitiva e prática.
Já faz tempo que as empresas vêm mudando suas métricas de avaliação de desempenho dos funcionários. Se antes chegar mais cedo e sair mais tarde era um sinal de dedicação, hoje em dia, os gestores estão percebendo que ser produtivo não é a mesma coisa que trabalhar muito.
No home office, as pessoas estão tendo a liberdade de adaptar suas rotinas conforme suas necessidades e faz cada vez menos sentido cobrar horas de trabalho em vez de apenas combinar as entregas que precisam ser feitas.
Se todos estão cumprindo prazos e fazendo um trabalho de qualidade, é porque a produtividade está acontecendo. O que, no fim das contas, é o que mais importa.
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Se o home office veio mesmo para ficar, nós não sabemos. Mas, como sempre, o ideal é tirar o máximo proveito da situação, entendendo cada obstáculo como uma oportunidade para obter novos aprendizados.
Também é impossível dizer por mais quanto tempo teremos que continuar respeitando medidas de segurança e trabalhando de casa. O importante é que, com essas dicas, sua empresa estará mais do que preparada para seguir funcionando, mesmo no novo normal 😉
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