Empreendendo na crise: 5 dicas para manter a motivação em dia

Em momentos de crise, muitos empreendedores buscam métodos para manter suas equipes motivadas, mas esquecem de si próprios. Veja algumas estratégias simples para aplicar no seu dia a dia e colocar a energia lá em cima!

24/09/2020 • Empresas,Nenhuma
 Tempo de leitura: 5 min

Se tem algo que todos podemos concordar é que 2020 vem sendo um ano difícil. Ainda que a vida de um empreendedor nunca tenha sido muito fácil, este ano com certeza está tornando as coisas muito mais complicadas. 

Momentos de crise sempre trazem novos obstáculos e preocupações, fazendo com que quem é dono do próprio negócio se obrigue a trabalhar ainda mais, sem parar para pensar em sua própria saúde física e mental.

Nesse ritmo frenético, muitos sequer percebem quando a motivação está em baixa e, quando se dão conta, a qualidade do trabalho decaiu, a comunicação entre líder e equipe não está fluindo corretamente e o clima interno foi prejudicado.

Para evitar tudo isso, é muito importante que o empreendedor volte seu olhar para si mesmo e consiga encontrar maneiras de se manter motivado, ainda mais em momentos que parecem testar sua determinação e jogo de cintura. 

Continue lendo e veja algumas estratégias simples para você adotar no seu dia a dia e voltar a ter a energia necessária para encarar qualquer desafio.

1 – Faça uma got-done list

Um costume muito comum na rotina de um empreendedor é, no fim do dia, olhar para trás com arrependimento, focando nas tarefas que não foram concluídas. Isso pode ser um tanto contraprodutivo, já que causa desânimo e um sentimento de urgência, muitas vezes levando-o a trabalhar fora do horário para cumprir com essas obrigações.

Daí vem a importância de criar uma got-done list. Ao contrário de uma to-do list, essa lista tem o objetivo de registrar as tarefas que foram concluídas, fazendo com que você tenha uma real noção de progresso.

Reserve um caderno ou bloco de notas para fazer essas anotações e tenha sempre consigo. Por menor que seja a atividade executada ou problema resolvido, anote. As coisas podem até parecer pequenas no momento presente, mas, se analisar a médio ou longo prazo, vai ver que todas elas representam grandes passos no crescimento da empresa como um todo.

2 – Reserve um tempo só para você

Sabemos o quanto é tentador trabalhar fora do horário e preencher cada minuto do seu dia com atividades relacionadas ao seu negócio, mas não se deixe enganar: permitir-se descansar é fundamental.

Respeitar seus horários de folga e realmente aproveitá-los ao lado de sua família e amigos é benéfico não só para sua saúde mental como também para sua empresa. Isso porque, como já foi apontado em alguns estudos, uma mente descansada e feliz é a chave para produzir mais e melhor.

Por isso, não deixe de tirar um tempo só para você, sem e-mails ou ligações. Você pode aproveitá-lo para meditar, praticar alguma atividade física, dedicar-se a algum hobbie ou apenas descansar. O importante é ficar longe do trabalho!

3 – Tenha hábitos saudáveis

A frase pode até ser clichê, mas faz todo sentido: mente sã, corpo são. Ter uma rotina pouco saudável é um hábito prejudicial por si só, mas você sabia que isso pode afetar sua produtividade também?

Empreender é um trabalho, acima de tudo, mental. Ter que prestar atenção em detalhes, manter o foco, lidar com pessoas, tomar decisões… tudo isso exige muita energia intelectual e hábitos como uma má alimentação, pouco cuidado com a hidratação e sono desregulado podem comprometer sua capacidade de executar as tarefas corretamente.

Além disso, praticar exercícios físicos regularmente também tem sua importância, já que o hábito vai te dar uma energia extra e ainda ajudar sua mente a manter-se equilibrada.

4 – Saiba delegar tarefas

Por mais que se queira, é impossível abraçar cada tarefa e resolver cada problema do seu negócio por conta própria. Ao tentar fazer isso, você pode acabar sendo soterrado(a) por atividades que não têm relação com seu core business, o que compromete a qualidade do seu trabalho como gestor(a) e reduz sua motivação.

Saber delegar funções é algo que te ajuda a criar uma rotina mais tranquila, com mais tempo para focar nas coisas certas. 

Essas tarefas podem ser delegadas para membros da sua equipe ou até mesmo terceirizadas, como no caso de um BPO financeiro, por exemplo.

O importante é contar com um profissional ou empresa de confiança, para que você possa se dedicar, sem preocupações, ao que realmente exige sua atenção. 

5 – Reflita sobre o futuro

Uma característica em comum nas pessoas determinadas é a capacidade de manter o foco em seus objetivos, apesar das adversidades.

Quando você decidiu empreender, é provável que, desde o início, já tivesse muitos objetivos em mente: fazer o negócio faturar um valor específico ao ano, tornar sua marca amplamente conhecida ou construir relacionamentos sólidos com seus clientes, por exemplo.

Sejam lá quais forem os seus sonhos, refletir sobre eles e imaginar sua empresa no futuro pode te dar a motivação necessária para que você continue dando o seu melhor.

Você também pode racionalizar o processo ao estabelecer objetivos claros e criar métricas que vão te ajudar a identificar se o negócio está no caminho certo. Se você pretende aumentar suas vendas em 20%, por exemplo, pode transformar em métrica a quantidade de clientes novos que a empresa conquista mensalmente e determinar um número ideal que se almeja alcançar.

Com isso tudo devidamente definido, fica mais fácil acompanhar a evolução e ter uma visão promissora do futuro.

Além de tudo isso que já falamos, é crucial que você esteja sempre atento(a) à sua saúde mental. Momentos assim tendem a ser bastante complicados não só no âmbito profissional, mas no pessoal também. Pratique hábitos de autocuidado e, se preciso for, converse com um especialista. Saúde sempre em primeiro lugar!

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp