Ferramentas gratuitas para organizar sua rotina de trabalho

Existem muitas ferramentas que podem ajudar você a se organizar melhor, evitando problemas e fazendo bom uso de seu tempo.

29/06/2021 • Geral
 Tempo de leitura: 2 min

Ainda que sua adoção tenha sido compulsória no início, tudo indica que o home office veio para ficar. Já falamos em outro texto sobre como a tendência é que esse estilo de trabalho permaneça mesmo após a pandemia, quando medidas de segurança como essa não serão mais necessárias.

Mas ninguém pode negar que o conforto e a liberdade do home office cobram seu preço quando se trata de organização. Muitas pessoas que não estavam acostumadas a gerenciar o próprio tempo encontraram certa dificuldade para manter a produtividade em dia

A boa notícia é que existem muitas ferramentas que podem ajudar você a se organizar melhor, evitando problemas e fazendo bom uso de seu tempo. Neste artigo, separamos algumas opções gratuitas para você testar. Confira!

1 – Trello

O Trello é uma ferramenta muito conhecida por quem gosta de manter suas tarefas organizadas. Sua principal vantagem é que ele pode ser totalmente personalizado, o que possibilita que ele seja usado em diferentes tipos de projeto, fluxos de trabalho e equipes.

Outro ponto positivo é que ele é bastante visual e interativo: os demais envolvidos nas tarefas podem contribuir livremente, adicionando comentários e movendo cartões conforme as atividades acontecem.

2 – Notion

Apesar de não ser tão conhecido e não ter uma versão em português, o Notion é uma ótima ferramenta. Assim como o Trello, ele também pode ser adaptado para qualquer tipo de projeto, seja pessoal ou profissional.

Por ser intuitivo e altamente personalizável, ele é bastante indicado para quem precisa organizar grandes volumes de informação. Muitos gestores usam o Notion para centralizar dados importantes sobre a cultura interna de suas empresas, para que seus funcionários possam acessá-los de forma prática, sempre que houver necessidade.

3 – Miro

O Miro é especialmente indicado para quem ama um post-it e sente falta de toda a colaboração que só acontecia em reuniões presenciais. Com ele, você consegue importar ou criar canvas (como o Business Model Canvas, por exemplo) e interagir com a plataforma usando post-its, textos, desenhos, imagens, setas, gráficos, enfim, o que sua imaginação mandar!

É possível compartilhar o link do board com quantas pessoas quiser, permitindo que os demais membros do projeto interajam em tempo real, conforme a videoconferência acontece.

Trata-se de uma excelente forma de anotar ideias e organizar informações coletadas em reuniões, para que nada importante passe batido.

4 – Google Keep

Muitas pessoas sentem falta de quando os celulares já vinham com o aplicativo de bloco de notas. Mas você sabia que o Google tem uma versão dele super prática e integrada com as demais plataformas?

O Google Keep é aquele amigo para todas as horas, seja para quando você precisa fazer uma anotação, uma lista de afazeres ou apenas manter informações importantes sempre por perto.

Por ser integrado com sua conta do Google, é possível acessar suas anotações de qualquer dispositivo que tenha seu perfil vinculado, o que traz muito mais praticidade. Isso sem falar da segurança, já que as informações dificilmente serão perdidas caso ocorra algum imprevisto com seu celular ou computador, por exemplo.

E aí, já está pronto(a) para testar todas essas ferramentas no seu dia a dia? A tecnologia é sem dúvida uma aliada da produtividade quando você tem acesso às ferramentas certas!

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