Equipe em home office: quais métricas utilizar para avaliar a produtividade?

Avaliar o desempenho dos funcionários é muito importante para o sucesso de uma empresa. Saiba como fazer isso mesmo com sua equipe trabalhando a distância.

26/11/2020 • Nenhuma
 Tempo de leitura: 4 min

Enquanto a pandemia do Covid-19 continua e as medidas de segurança se fazem necessárias, empresas do mundo todo prosseguem com suas operações em home office, tentando manter o ritmo apesar dessa mudança brusca de modelo de negócio.

Como já falamos em outro conteúdo, muitos gestores se surpreenderam com os resultados positivos obtidos após a adoção do trabalho remoto, ainda que essa decisão tenha sido compulsória no início.

Em diversas empresas, isso trouxe um aumento significativo na qualidade das atividades executadas. Isso porque, ao trabalhar de casa, o colaborador ganha mais comodidade e tempo livre, o que resulta em uma melhoria em sua qualidade de vida e, consequentemente, em sua produtividade.

Para a empresa, ainda há a vantagem da economia de recursos atrelados a uma estrutura física. Ou seja, o empresário acaba ganhando duplamente ao manter seu time em home office. Isso tudo, é claro, desde que haja uma boa gestão de equipe, o que inclui avaliações de desempenho periódicas.

Mas como fazer isso quando todos os funcionários estão atuando remotamente? Neste artigo, separamos algumas métricas para você ficar de olho e manter a energia da sua equipe em dia. 

1 – Prazos e metas

Uma forma clássica de avaliar a produtividade de um time é monitorando o cumprimento de metas e prazos. Muitas empresas costumam estabelecer metas coletivas e premiações para caso elas sejam atingidas, o que mantém os funcionários motivados e em sinergia. Mas fazer isso sem muito cuidado pode trazer um resultado oposto ao esperado.

Nossa dica é utilizar o método SMART na hora de criar suas metas. Segundo ele, uma boa meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal (baseada no tempo). Esses fatores garantem que o objetivo estabelecido realmente irá servir para manter os funcionários engajados, além de se tornar uma ótima ferramenta de avaliação de desempenho.

Tendo isso em mente, procure acompanhar de perto o andamento das tarefas associadas às metas e faça revisões sempre que achar necessário.

É importante lembrar também que esses acompanhamentos não devem ser feitos com o objetivo de punir o colaborador que está aquém da performance desejada, mas sim entender quais fatores estão dificultando o cumprimento dessas metas e prazos.

2 – Faz sentido monitorar o tempo de trabalho?

Uma questão que sempre permeia a mente de gestores é em relação ao tempo de trabalho. Afinal, no “novo normal”, será que é mesmo preciso trabalhar exatamente oito horas por dia, marcando seus horários de entrada e saída do expediente na ponta do lápis?

No modelo presencial, a clássica batida de cartão ao entrar e sair do escritório era uma rotina cuja importância era inquestionável. Agora, faz cada vez menos sentido monitorar as horas trabalhadas e avaliar a produtividade dos funcionários com base nessas informações.

Porém, cada negócio possui suas particularidades e, por isso, não dá para estabelecer uma metodologia que funcione para todos.

Enquanto em uma empresa de desenvolvimento de software, por exemplo, os funcionários podem exercer suas atividades em qualquer horário, em um call center, os horários precisam ser cumpridos com precisão porque a distribuição dos operadores é feita com base na demanda, mesmo que eles estejam trabalhando remotamente.

O ideal é pensar no que faz sentido para seu negócio. Se o cumprimento de horários é importante, procure ferramentas que facilitem esse monitoramento a distância. Se não, tente focar nas entregas em vez de horas trabalhadas.

3 – Pesquisas de satisfação

Não são todas as empresas que percebem isso, mas os clientes são fontes muito ricas de informação. Se seu público está satisfeito com os produtos vendidos ou serviços prestados pela sua empresa, com certeza é porque seus funcionários (ou pelo menos uma parte deles) estão fazendo um bom trabalho. Seria impossível atingir esse nível de qualidade sem a participação da equipe.

Por isso, fazer pesquisas de satisfação também pode te ajudar a avaliar o desempenho de determinados times, principalmente aqueles que se relacionam diretamente com clientes.

Procure criar perguntas sobre pontos importantes para seu negócio, como cumprimento de prazos de entrega ou de resposta de solicitações e qualidade do atendimento, por exemplo.

4 – Qualidade das entregas

Um caminho um pouco óbvio, mas que não poderíamos deixar de citar. Como está a qualidade das entregas? O tempo médio para a finalização das tarefas aumentou ou diminuiu? Qual a frequência de erros cometidos? Ao fazer essas perguntas, você terá um panorama geral de como está o andamento das atividades da sua empresa e poderá definir indicadores de qualidade para avaliações futuras.

É importante estabelecer, com clareza, um padrão mínimo de qualidade para cada entrega, baseando-se não apenas em critérios internos, mas também nos acertos dos seus concorrentes.

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que as empresas que sabem se adaptar são as que mais têm chances de perdurar ao longo dos anos. Por isso, nossa dica final é: mantenha uma inquietação constante, esteja aberto(a) a mudanças e nunca deixe de buscar novas informações e conhecimentos.


Ah! E continue seguindo as recomendações de segurança: lave as mãos, evite aglomerações e use máscara 😉

Velev Contabilidade
Escrito por:

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