Quer mais controle financeiro em 2020? Veja essas dicas!

Muitas pessoas aproveitam a chegada de um novo ano para mudar seus hábitos financeiros.

26/11/2019 • Economia
 Tempo de leitura: 3 min

Dezembro está chegando e, com ele, vem aquela energia renovada que só a chegada de um novo ano pode nos proporcionar. Como sempre, muitas pessoas aproveitam essa época para fazer resoluções, como mudar de emprego, viajar, aprender um novo idioma ou, a mais comum de todas, poupar dinheiro

Talvez você mesmo(a) tenha planejado isso algumas vezes, mas, como a gente sabe bem, os anos passam rápido e aprender a ter controle financeiro não é tarefa fácil.

E se você já está fazendo seus planos para o novo ano, continue lendo este texto! Reunimos toda a nossa experiência e separamos algumas dicas que podem te ajudar a economizar muito mais, para terminar 2020 com dinheiro no bolso e a consciência tranquila.

1 – Crie o hábito de poupar

Parece uma dica óbvia, mas é o primeiro passo para melhorar sua relação com o dinheiro. Criar um hábito, ou se desfazer de um hábito ruim, é um trabalho árduo. É preciso muito autocontrole, para que você não gaste seu dinheiro com coisas não tão importantes e acabe o mês tendo que esperar pelo próximo salário.

Crie a cultura de poupar, estabeleça uma quantia de dinheiro que deve ser guardada todo mês, sem falta. Alguns bancos até fazem isso de forma automática, transferindo uma parte do saldo da conta corrente para a conta poupança, por exemplo.

2 – Cuidado com compras parceladas e cartão de crédito

Parece tentador adquirir aquele produto que você tanto sonha (e que talvez não seja exatamente necessário) e deixar que o pagamento se resolva no próximo mês. Mas é preciso resistir a isso! Uma boa dica é, sempre que possível, comprar à vista, guardando o dinheiro antes de adquirir o produto.

Terminar o mês sem nenhum saldo no banco é a realidade de muitas pessoas, que precisam esperar até o próximo salário e acabam sendo obrigadas a usar o cartão de crédito. Isso gera um ciclo sem fim, de dívidas que se acumulam e deixam sua realidade financeira cada vez pior.

3 – Anote seus gastos

A falta de planejamento financeiro é um dos principais causadores de dívidas. Se você não sabe para onde seu dinheiro está indo, não consegue saber como fazer ele ficar. Por isso, é importante anotar seus gastos em uma planilha, separar os fixos dos variáveis e verificar onde você pode reduzir números.

Ao fazer isso, você tem plena noção de quanto dinheiro será gasto com itens básicos e quanto irá sobrar para que você gaste com lazer e outros itens secundários. Na própria planilha, você já pode definir quanto precisa ser guardado. E não irá se surpreender quando perceber que o mês acabou e ainda há saldo na conta!

4 – Faça bom uso da tecnologia

Existem vários aplicativos que te ajudam a fazer essa organização de forma automática. Um dos mais conhecidos é o Guiabolso, que gera gráficos e informações relevantes com base na sua atividade no internet banking.

Assim, você sempre vai ter todo o seu controle financeiro na palma da mão, sem a necessidade de ficar lembrando e anotando.

5 – Não basta poupar, é preciso aplicar

Ter uma reserva de emergência é essencial para uma vida financeira saudável. Especialistas indicam que o ideal é guardar 10% do seu salário todo mês. Como já falamos em outro item, você pode se planejar para isso, criando o hábito de reservar essa quantia sempre que o salário cair.

Mas também é importante saber onde você vai depositar essas economias. Caso opte por uma forma mais simples, é possível usar uma conta poupança, mas saiba que o rendimento nessa modalidade é bastante baixo (cerca de 5% ao ano).

Muitas pessoas optam por investir no Tesouro Direto, uma forma de fazer seu dinheiro render mais sem ter que arcar com os riscos de outras modalidades de investimento.

Hoje em dia, existem muitos aplicativos que te ajudam a investir no Tesouro Direto mensalmente. Você recebe um lembrete, faz o depósito e consegue verificar seus rendimentos diretamente pelo celular. E a melhor parte: seu dinheiro fica guardado em um local “inacessível”, escapando da tentação de gastar.

Agora que você já está informado(a), chegou a hora de colocar tudo isso em prática. Porque, na verdade, a nossa principal dica é: comece hoje mesmo! Ter controle do seu dinheiro é o primeiro passo para uma vida mais tranquila e realizada. E quanto mais cedo você começar, mais cedo irá atingir essa meta.

Tópicos relacionados: # #
Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp