Setembro Amarelo: como manter a saúde mental no home office?

O mês de setembro é dedicado à saúde mental, uma discussão que nunca foi tão necessária. Aqui, nós separamos alguns hábitos para você adotar no seu home office e manter a mente saudável, mesmo no isolamento.

14/09/2020 • Geral,Nenhuma
 Tempo de leitura: 4 min

Não é de hoje que as preocupações relacionadas à saúde mental são amplamente discutidas. A depressão, que já foi considerada o mal do século por alguns especialistas, tem atingido cada vez mais pessoas. Só nos EUA, os sintomas relacionados à doença aumentaram 3 vezes desde o início da pandemia de Covid-19.

A combinação de isolamento, preocupação, excesso de trabalho e o constante fluxo de notícias alarmantes cria as condições perfeitas para o desenvolvimento de doenças relacionadas à saúde mental.

Dentre todos esses fatores, a adoção repentina do home office, sem um período de adaptação e preparação do espaço doméstico para transformá-lo em um escritório improvisado, ajudou a agravar problema.

Antes mesmo da pandemia, muitas empresas sentiam receio em adotar esse modelo de trabalho justamente devido à preocupação com a saúde mental dos funcionários. Afinal, não dá para negar que, apesar da praticidade e conforto, trabalhar de casa também significa abrir mão do contato com o restante da equipe e trazer suas responsabilidades para o ambiente de descanso, correndo o risco de criar uma rotina pouco saudável.

Pensando nisso, nós aproveitamos o Setembro Amarelo para trazer algumas dicas sobre como cuidar da sua saúde mental no home office. São hábitos simples para você adotar na sua rotina e ter mais qualidade de vida, que é o que mais importa.

Não se sobrecarregue

Algo que muitas pessoas estão fazendo no home office é trabalhar em excesso. Há quem faça isso para provar que está sendo produtivo, há quem use o trabalho como uma estratégia para ocupar a mente e também há aqueles que sentem medo de perder suas fontes de renda por conta da crise econômica e, por isso, acabam se sobrecarregando.

Isso também acontece devido à ausência de fronteiras entre espaço de descanso e espaço de trabalho. Com o home office, as atividades profissionais invadiram o ambiente doméstico e, de repente, tudo virou trabalho. O próprio processo de deslocamento da empresa até a casa muitas vezes servia como um descompressor e, com a ausência dele, fica um pouco mais difícil se desvincular das responsabilidades no fim do dia.

A dica é reduzir a autocobrança e respeitar seus horários. Trabalhar muito não significa ser produtivo: tente medir seu desempenho pelas entregas em vez de por horas trabalhadas. Neste outro artigo, nós falamos um pouco mais sobre esse tema e sobre como manter a produtividade. Vale a leitura!

Cuide também da sua saúde física

Uma boa alimentação, hidratação constante e prática regular de exercícios físicos fazem muito bem não só para sua saúde física como também para a saúde mental.

Sentir-se bem e saudável significa ter qualidade de vida, que é a chave para uma mente equilibrada e tranquila.

Tenha uma rotina bem estabelecida, respeitando horários de refeições, de sono e de atividade física. Existem muitos aplicativos que te ajudam a montar uma série de exercícios simples que você pode praticar em casa e que vão fazer uma diferença enorme no seu bem-estar.

Tenha cuidado com o excesso de notícias

Sabemos o quanto é necessário manter-se bem informado em momentos como este, mas também é preciso saber dosar. Ao consumir notícias em excesso, é natural que você se sinta ansioso(a) ou alarmado(a), o que tende a ser bastante prejudicial. 

Se checar constantemente as redes sociais faz com que você se sinta assim, tente restringir o tempo que você dedica a elas, ou pelo menos criar um ambiente digital menos estressante.

É imprescindível também acompanhar notícias apenas de fontes confiáveis, como jornais de credibilidade, por exemplo. Coloque seu foco em consumir conteúdo seguro e de qualidade.

Mantenha contato

É sempre relevante reforçar o quanto manter contato com outras pessoas é importante. Afinal, somos uma espécie social e não é de se espantar que o isolamento esteja nos afetando tanto.

Trabalhar longe do restante da equipe, sem o contato rotineiro e momentos de descontração, aumenta ainda mais o sentimento de solidão e pode prejudicar até mesmo o seu rendimento.

Para driblar isso, tente trazer algumas dessas experiências para o home office.

Se você mora com sua família ou com amigos, fazer pequenas pausas durante o dia para conversar com as outras pessoas da casa sobre coisas não relacionadas ao trabalho é o equivalente àquela conversa jogada fora que acontecia eventualmente no trabalho presencial e que servia como um descompressor.

Se você mora sozinho(a), fazer chamadas por vídeo com seus amigos ou familiares pode surtir o mesmo efeito. Tente conversar sobre assuntos não vinculados à pandemia ou ao trabalho, como hobbies, séries, jogos ou qualquer tema que desperte o bom humor.

Procure ajuda profissional

Procurar um médico quando você não está se sentindo bem é algo natural, certo? A mesma coisa acontece com a sua saúde mental: se alguma coisa está errada, nada mais justo que procurar um especialista para te ajudar a resolver o problema, antes que ele se agrave.

Mesmo que você não esteja exatamente mal, fazer sessões de terapia regularmente pode te trazer muitos benefícios, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

E não pense que psicólogos são pouco acessíveis! Com a pandemia, esses profissionais foram autorizados a atender pacientes por videoconferência, o que tornou tudo muito mais prático.

E então, já está pronto(a) para aplicar tudo isso no seu dia a dia? O mais importante é continuar praticando o autocuidado, respeitando seus limites e vivendo um dia de cada vez 🙏

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

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