Sua empresa na internet: uma pequena introdução ao marketing digital

Descubra como utilizar as redes sociais para atrair mais clientes para o seu negócio.

27/12/2019 • Empresas
 Tempo de leitura: 4 min

Não dá pra negar que, hoje em dia, qualquer empresa que queira conquistar seu espaço precisa investir em marketing digital. Em todas as redes sociais, milhares de marcas disputam a atenção dos usuários, que são bombardeados com centenas de anúncios todos os dias.

Mas como conseguir se destacar em meio a esse caos? Se você não conhece tão bem como funciona o marketing digital e quer encontrar novas formas de utilizar as redes sociais para atrair clientes para o seu negócio, continue lendo este artigo! Separamos alguns pontos importantes que podem te ajudar.

Planeje suas ações com antecedência

O planejamento é uma das etapas mais importantes de qualquer ação de marketing. Se você quer que a sua marca seja mais ativa nas redes sociais, antes de mais nada, especifique seus objetivos: você quer conquistar mais seguidores? Criar uma identidade para o seu perfil? Aumentar o engajamento? Defina o que você está buscando e então crie um cronograma, pensando na frequência de publicações semanais, no assunto de cada uma delas e no texto que irá nas imagens e nas legendas.

Se você quer aumentar seu engajamento, por exemplo, pode pensar em publicações que estimulem comentários e compartilhamentos. E então inseri-las no seu cronograma mensal esporadicamente. Busque pensar em assuntos que fazem relação com o seu negócio e ajudem a agregar valor para o seu produto ou serviço, mas evite ficar sempre preso a um discurso de venda.

O ideal é estimular uma conversa com o seu público, pensar na sua marca como uma pessoa que está compartilhando novidades com os seus amigos em uma rede social.

Encontre a voz da sua marca

Pensar na sua marca como uma pessoa significa definir como ela irá se comportar nas internet. Para definir o seu tom de voz, tente lembrar do seu público: ele prefere um discurso descontraído ou sério? Jovem ou mais maduro?

Reflita também sobre como esse tom irá se adequar a diferentes redes sociais: a publicação que você fez no Instagram pode ser compartilhada no Linkedin?

Quando você realmente conhece a persona da sua marca, fica um pouco mais fácil criar conteúdos que conversam entre si e podem conquistar uma audiência.

Também é importante definir quais canais melhor combinam com a sua marca. Para isso, tente identificar onde o seu público principal está: não vale a pena produzir vídeos para o YouTube se seu cliente em potencial não costuma acessar essa rede social, por exemplo.

Não deixe seu cliente esperando

Estar em uma rede social é como manter um canal aberto para conversar com o seu público. Muitas pessoas utilizam essas mídias para tirar dúvidas sobre a empresa ou sobre algum produto específico.

Procure sempre responder essas interações com agilidade, mas não esqueça de estabelecer algumas regras: como não há limite de horário na internet, muitas pessoas podem entrar em contato com a sua marca em momentos pouco convenientes, como tarde da noite ou de madrugada. Ter uma rotina de responder clientes apenas em horário comercial é a atitude ideal, exceto se sua empresa funcionar em horários alternativos.

Use e abuse de ferramentas online

Se a sua empresa ainda não conta com uma equipe de marketing, existem muitas ferramentas online que podem te ajudar executar esse trabalho de forma eficiente.

Com o Canva, por exemplo, você pode criar todo tipo de peças gráficas gratuitamente, inclusive para suas publicações em redes sociais O site é simples, intuitivo e ainda tem templates prontos, que facilitam o trabalho de escolher as melhores fontes, formas e cores.

Outra ideia é criar o seu cronograma de publicações no Google Sheets, uma ferramenta online para criação de planilhas. Com ela, você consegue organizar suas publicações por data, assunto e legendas. Além de ser fácil de usar, o Google Sheets também torna o trabalho mais prático, já que todas as informações sobre o cronograma ficariam em uma tela só e você poderia consultá-lo sempre que achar necessário.

Também existem inúmeras plataformas que permitem o agendamento de publicações em todas as redes sociais, para que você não precise ficar se preocupando com isso no dia a dia. Algumas delas são gratuitas ou possuem planos mais básicos, sem custos elevados.

As principais vantagens do marketing digital são os resultados facilmente mensuráveis, o rápido retorno e os baixos valores de investimento. Não é à toa que tantas empresas têm preferido a internet em vez das mídias tradicionais.

Mas o que ensinamos aqui é só o começo! Existe todo um universo de ações que podem ser feitas para aproveitar ao máximo esses canais.

Além disso, quando se trata de marketing digital, devemos manter um aprendizado constante porque, todos os dias, surgem novas ideias e possibilidades. Então continue se atualizando!

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