Terceirização das rotinas financeiras: veja o que você precisa saber

O BPO financeiro pode ser um excelente caminho para empresas que buscam ganhar vantagem competitiva.

12/11/2019 • Empresas
 Tempo de leitura: 4 min

A terceirização de atividades não é novidade no mundo empresarial. Mas se antes isso era comum apenas em departamentos como o marketing, agora, as empresas estão buscando ir além e levar essa abordagem para setores menos tradicionais.

Isso acontece porque a terceirização deixou de ser uma mera economia de recursos e tornou-se uma verdadeira jogada estratégica. Cada vez mais, as empresas estão usando essa medida para ganhar vantagem competitiva, levando-as a terceirizar atividades complexas e cruciais. Como as do departamento financeiro, por exemplo.

Mas como funciona isso? O que as empresas realmente têm a ganhar? E como escolher o parceiro ideal? Continue lendo este texto e veja tudo o que você precisa saber sobre o BPO financeiro!

O que é BPO?

O Business Process Outsourcing (BPO) pode ser traduzido como “Terceirização de Processos de Negócios”. Trata-se de fazer parcerias com outras empresas para que algumas atividades sejam executadas por profissionais especializados, mas que não fazem parte da sua equipe de colaboradores.

Essa medida já está sendo aplicada em departamentos fundamentais, como logística, RH, marketing e financeiro.

O BPO financeiro é, muitas vezes, oferecido por contabilidades, que possuem expertise para executar o trabalho e estão dispostas a agir como um verdadeiro parceiro estratégico.

Para quem o BPO financeiro é indicado?

Para qualquer empresário que esteja buscando reduzir custos e melhorar processos. Geralmente, empresas de pequeno e médio porte são as mais indicadas.

Isso porque, ao terceirizar o departamento financeiro, você pode manter sua equipe enxuta e otimizar recursos. A burocracia envolvida na contratação de funcionários e os custos com salários, benefícios e equipamentos podem ser significativamente reduzidos ao optar pela terceirização.

O que a empresa tem a ganhar?

Além da redução de custos, o BPO financeiro é uma ótima maneira de melhorar processos internos e aumentar sua competitividade.

Ter um departamento próprio envolve arcar com custos extras, como encargos trabalhistas, compra de equipamentos, manutenções, treinamentos, estrutura, entre outros fatores. Isso também significa fazer mal uso de uma das riquezas mais importantes na vida de um empresário: o tempo.

É muito comum que empreendedores se vejam perdidos em meio a atividades administrativas e operacionais. Isso faz com que sobre pouco tempo para focar na atividade principal, pensar estrategicamente, aprimorar o relacionamento com os clientes e inovar.

Ao terceirizar esses processos, você se vê livre para realmente trabalhar a favor do seu negócio, elevando a qualidade do seu produto ou serviço e melhorando a sua rotina empresarial.

Como funciona o BPO financeiro?

As empresas que oferecem esse tipo de serviço estão dispostas a entregar soluções cada vez mais abrangentes. Desde tarefas mais básicas até as mais complexas, você poderá contar com uma equipe de profissionais experientes e atualizados.

Toda a rotina financeira, como contas a pagar a receber e conciliação bancária, relatórios e muito mais, poderá ser feita por essa equipe externa. Ou seja, seu dia a dia ficará muito mais flexível e descomplicado.

Como escolher o escritório contábil ideal?

Ao procurar uma contabilidade para lhe prestar o serviço de BPO financeiro, o ideal é prestar atenção nesses 3 fatores: experiência no seu segmento, uso de tecnologias, presença no seu dia a dia e atendimento consultivo.

O primeiro fator a levar em consideração é a experiência no seu segmento. Quanto melhor a contabilidade conhecer as minuciosidades do seu negócio, mais fácil será para conquistar sua confiança e garantir sua tranquilidade.

O segundo fator é o uso de tecnologias. Muitas são as vantagens de contar com uma contabilidade digital e, no BPO financeiro, não é diferente. Procure aquela que não se prende a modelos tradicionais e poderá executar os serviços com muito mais agilidade.

Por último, verifique se esse parceiro irá somente fazer o básico ou realmente prestará uma consultoria especializada. Afinal, as vantagens do BPO financeiro vão muito além da economia de recursos! Veja quais serviços essa contabilidade geralmente irá entregar, se compartilhará informações relevantes e poderá auxiliá-lo na tomada decisões.

É muito importante conhecer essas informações porque, afinal, você estará deixando um departamento crucial do seu negócio nas mãos de outra empresa. É preciso saber com quem você irá trabalhar e estudar muito bem suas opções antes de fazer a seleção final.

A Velev oferece o serviço de BPO financeiro com o Velev Plus, você tem todas as vantagens de uma contabilidade digital nas suas rotinas administrativas!

Além de oferecer uma consultoria de primeira qualidade, a Velev faz questão de estar sempre por perto. Nossos profissionais mantém contato constante com sua empresa por meio de canais como WhatsApp e Skype, e garantem agilidade de resposta. Tudo para que você possa trabalhar com tranquilidade, sabendo que o seu departamento financeiro está em boas mãos.

Clique aqui ou converse conosco para saber mais.

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

WhatsApp