Quando fizemos esta pergunta, muitas pessoas costumam concordar que o problema existe.
Comunicação significa compartilhar informações dentro de um território comum, mas nem sempre as pessoas estão “dentro” do mesmo território. Por isso quando as pessoas estão em territórios diferentes, é impossível que haja uma comunicação eficiente.
Os três principais erros de quem se comunica mal são:
Primeiro: fornecer as respostas, independente das perguntas terem sido ou não formuladas;
Segundo: falar mais do que escutar;
Terceiro: pouco se importar com a opinião dos outros;
Você pode estar pensando que seu caso é outro, mas esses erros são mais comuns do que se imagina.
Para que uma comunicação seja eficaz, compreender a intensão da mensagem é fundamental para o seu entendimento. Lideres por exemplo, costumam dar ordens sem esclarecer as intenções. Podemos dizer que este é um quarto erro muito comum e fatal. Se a pessoa que está se comunicando esclarece a sua intensão, ela dá qualidade à comunicação.
Uma boa dica é sempre esclarecer a intensão, não espere que seus colaboradores venham até você, vá até eles e comunique-se no território deles. Fazer perguntas ensina seus colaboradores a pensar respostas e, assim, a comunicação é mútua.
Também é importante reconhecer e valorizar aquilo que é dito, independente da qualidade das respostas, desta forma todos se animarão em expressar suas ideias, opiniões e ponto de vista.
A comunicação é sempre um grande desafio, não apenas na empresa, mas em todas as nossas relações. Por isso como tudo na vida, é só uma questão de aprendizado e cabeça aberta!
Diretora Administrativa: Ivanise Vieira Ogliari.